Endereço

Departamento de Economia Doméstica
Universidade Federal de Viçosa
Av. Peter Henry Rolfs s/n – Campus Universitário – CEP: 36570 000 – Viçosa – MG
Telefone/fax: (31) 3899-2428 / (31)3899-2427
E-mail: ded@ufv.br

Laboratórios do Departamento de Economia Doméstica:

LDH

O Laboratório de Desenvolvimento Humano -LDH -foi idealizado e criado pelo Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa em 28 de junho de l979 e tem por finalidade atender atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionadas à área de Família e Desenvolvimento Humano, promovendo o desenvolvimento humano independente de gênero, raça e classe social. É uma unidade de atendimento à criança de 5 a 6 anos de idade funcionando sob a responsabilidade da Área de Família e Desenvolvimento Humano do Curso de Economia Doméstica da UFV. Para seu efetivo atendimento, o LDH reuni, além de conhecimentos relativos à Família e Desenvolvimento e Aprendizagem da criança, conhecimentos da Área de Vestuário e Têxteis, Habitação e Decoração, Alimentação e Economia Familiar, tendo como objeto de estudo, a criança e a família.

O LDH é mantido pela Universidade Federal de Viçosa.

Mais informações: http://www.ldh.ufv.br/

INTERFACES

O Laboratório Interfaces, do Departamento de Economia Doméstica, da Universidade Federal de Viçosa, foi criado em 1986 e tem por finalidade o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas a trabalhos de performance, interface e usabilidade em produtos eletrodomésticos. É vinculado à área de Economia Familiar.

O Laboratório Interfaces é coordenado desde 1994 pela Prof.a. Dra. Amélia Carla Sobrinho Bifano, docente da área de Economia Familiar, com pós-graduação em Engenharia de Produção, sub área: Trabalho, Tecnologia e organizações, pela Escola Politécnica da USP, período sanduíche no  Laboratoire d’Ergonomie do CNAM – Conservatoire National des Arts et Métiers, França. Nessa ocasião, teve oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em Ergonomia da Atividade e em ergonomia Cognitiva.

O laboratório possui instalações e equipamentos adequados ao desenvolvimento dos trabalhos ligados ao ensino, à pesquisa e à extensão em suas três áreas de atuação.

Mais informações: http://www.interfaces.ufv.br/

LVI

LABORATÓRIO DE VESTUÁRIO INDUSTRIAL

O Laboratório de Vestuário Industrial, constituído em 1979, objetiva o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, extensão e produção de uniformes, bem como oferece disciplinas optativas na Área de Vestuário e Têxteis para o curso de graduação em Economia Doméstica.

O LVI atende a todos os departamentos, órgãos e setores da UFV, no que diz respeito à confecção de peças do vestuário. Atende, ainda, outras instituições dos diversos ramos do comércio e da indústria no que tange à uniformização de seus funcionários. O processo de produção de peças de vestuário para a Universidade Federal de Viçosa e outras instituições é de grande importância, uma vez que seus produtos são utilizados como insumos no ensino, na pesquisa e na extensão.

Algumas disciplinas optativas da área de Vestuário e Têxteis ministradas no laboratório propiciam aos estudantes do Curso de Economia Doméstica vivenciarem o funcionamento de uma Indústria de Confecção para Uniformização.

O oferecimento de estágios e dos cursos de Treinamento para Capacitação de Mão-de-Obra em Confecção Industrial, juntamente com o desenvolvimento das pesquisas, subsidiam o aprimoramento da produção e permitem constante melhoria das peças confeccionadas.

Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 e de 14 às 18 horas.

Ensino

No Laboratório de Vestuário Industrial algumas disciplinas optativas da área de Vestuário e Têxteis, como ECD 370 (Práticas de Produção Industrial do Vestuário), ECD 371 (Planejamento em Vestuário Comercial) e ECD 374 (Gestão de Tecnologias na Indústria de Confecção) são ministradas no laboratório, uma vez que os produtos resultantes do processo de produção são utilizados como insumos para o ensino. Os estudantes do Curso de Economia Doméstica, desta forma, vivenciam o funcionamento de uma Indústria de Confecção para Uniformização. Além de contribuir para a melhoria da produção, o desenvolvimento de produtos gera novos conhecimentos técnicos na área.

Pesquisa

O desenvolvimento de pesquisas no laboratório visa incrementar o processo de produção, criando soluções para novas situações que surgem no dia a dia, necessitando de estudos específicos e imediatos. Os resultados das pesquisas subsidiam as disciplinas optativas ministradas no laboratório, como também o aprimoramento da produção. Vale ressaltar que esses trabalhos são, na maioria das vezes, desenvolvidos com estudantes do curso, contribuindo para a sua formação profissional.

Extensão

No Laboratório de Vestuário Industrial são oferecidos Cursos de Treinamento para Capacitação de Mão-de-Obra em Confecção Industrial, e, Estágio Supervisionado Extra-Curricular, para Estudantes do Curso de Economia Doméstica.

Produção

A produção de uniformes no Laboratório de Vestuário Industrial vem se destacando pela crescente demanda de serviços terceirizados, coordenados por uma Economista Doméstica, com conhecimentos específicos adquiridos no Curso, o que diferenciam seu sistema de produção. A definição dos uniformes, requer estudos minuciosos, para que possamos não somente indicar modelos, tecidos e cores, mas também, visar o conforto e a satisfação dos usuários, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida no trabalho.

Para quem Produzimos

O Laboratório de Vestuário Industrial, atende a todos os Departamentos, Órgãos e Setores da UFV, no que diz respeito à confecção de peças do vestuário para consumo. Temos, ainda, a Prestação de Serviços Terceirizados, para atender aos diversos ramos do comércio e da indústria, no que tange à uniformização de seus funcionários.

Localização

O Laboratório de Vestuário Industrial (LVI) está localizado no Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa.

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta-feira:
– 8 às 12 horas
– 14 às 18 horas

Equipe Técnica

· Coordenado por Técnica de Nível Superior, Bacharel e Licenciada em Economia Doméstica
· Auxiliar Administrativo
· Laboratorista

 


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress