Endereço

Departamento de Economia Doméstica
Universidade Federal de Viçosa
Av. Peter Henry Rolfs s/n – Campus Universitário – CEP: 36570-900 – Viçosa – MG
Telefone (31)3612-7600 (Recepção) / 3612-7604 (Secretaria)
E-mail: ded@ufv.br

Disciplinas EIN da Graduação

EIN230 Introdução a Educação Infantil 2(2-0) I.
A Educação Infantil na UFV. História da educação. Caracterização da
educação infantil. Políticas públicas e educação infantil.

EIN231 O Cotidiano em Instituições de Educação Infantil 4(2-2) I.
A ética no trabalho com a criança e a família. Organização do ambiente para
o atendimento à criança. O cotidiano no trabalho com a criança. Processo
participativo das famílias no espaço escolar.

EIN233 Fundamentos da Teoria Piagetiana 4(4-0) I. ECD200.
Introdução à Teoria Piagetiana. Propriedades básicas do funcionamento
cognitivo. Os estágios do desenvolvimento cognitivo. A construção do
conhecimento. Desenvolvimento e Aprendizagem. Avaliações, contribuições
e atualidades em epistemologia genética.

EIN298 Atividades Complementares 0(0-15) I e II.
As atividades complementares correspondem à vivência pelo discente de
atividades de caráter científico, cultural e acadêmico como: seminários,
exposições, participação em eventos científicos e congressos, estudos de
casos, estágios voluntários e extracurriculares; visitas técnicas, ações de
caráter científico, técnico, cultural, artístico e comunitários; produções
coletivas, dentre outras. Os estudantes são estimulados a participar de
atividades que envolvem experiências e estudos étnico-raciais.

EIN331 Desenvolvimento Humano 4(4-0) II. EIN233.
Introdução ao estudo do Desenvolvimento Humano. Desenvolvimento físicomotor.

Desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento afetivo.
Desenvolvimento social. Desenvolvimento moral. Relação desenvolvimento,
aprendizagem e construção do conhecimento.

EIN332 Avaliação do Desenvolvimento da Criança 6(2-4) I. EIN331.
A avaliação do desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.
Procedimentos metodológicos para o estudo das crianças. Acompanhamento,
registro e avaliação do desenvolvimento das crianças.

EIN333 O Lúdico na Educação Infantil 4(2-2) II. ECD200 ou (EDU117 e
(EFI115 ou EDU155)).
Conceituação de brinquedo, brincadeira, jogo e atividade lúdica. A evolução
histórica da concepção de jogo e de criança. O brincar e suas teorias. Jogo,
desenvolvimento e aprendizagem. O lúdico e a criança portadora de
necessidades educativas especiais.

EIN335 Planejamento, Organização, Gestão de Instituições de Atendimento à
Infância 4(4-0) I. EIN337 e EIN338 e EIN380.
Teorias e ações no atendimento à infância. Planejamento, montagem e
organização do ambiente físico de instituições de atendimento à infância.
Serviços de apoio e sua relação com o cuidar e o educar na infância. Recursos
Humanos. Organização Administrativa.

EIN336 Tópicos Especiais em Estudos da Infância 6(2-4)II. Ter cursado, no
mínimo, 1.500 horas de disciplinas obrigatórias
Desenvolvimento do programa de estudo, com orientação do professor do
tema de interesse do estudante, no campo de estudos da infância, com
elaboração de projeto de pesquisa.

EIN337 Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil 4(4-0) II.
A educação escolar no Brasil. A educação brasileira na ordem constitucional.
As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Sistema Escolar no
Brasil. Os profissionais de educação. Educação Infantil: fundamentos legais.

EIN338 Didática da Educação Infantil 4(4-0) I e II. EIN230 e EIN231.
Didática e educação infantil. A didática na formação do professor.
Planejamento em educação infantil. Avaliação na instituição de educação
infantil.

EIN380 Currículo da Educação Infantil 4(2-2) I. EIN230e EIN231.
Projeto Político Pedagógico em educação infantil. Currículo na educação
infantil.

EIN381 Instrumentação para a Prática Lúdica I 4(2-2) I. EIN333.
O lúdico no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Brinquedo e
brincadeiras – ação cultural. Seleção e confecção de brinquedos e jogos. O
jogo e a criança com necessidades educativas especiais.

EIN382 Instrumentação para a Prática Lúdica II 4(2-2)II. EIN333.
A literatura infantil e a educação infantil. A narrativa para crianças. A criança
e a leitura de imagens. A poesia para crianças. O teatro de bonecos para
crianças.

EIN383 Linguagem Oral e Escrita 4(2-2) II. EIN233 ou EDU117.
Introdução à linguagem oral e escrita na educação infantil. A construção da
linguagem oral na educação infantil. A construção da linguagem escrita na
educação infantil.

EIN384 Linguagem Matemática 4(2-2) II. EIN233.
Introdução à linguagem matemática na educação infantil. A construção do
número. Quantidade, grandezas e medidas, espaço e forma.

EIN385 Expressão Plástica, Musical e Dramática 4(2-2)I. EIN233.
A arte e as representações culturais dos professores. Arte na educação infantil.
A criança e a arte criadora. Criança, música e movimento. A criança e a
expressão dramática.

EIN386 Ciências Naturais e Sociais 4(2-2) I. EIN233.
A construção do conhecimento científico. Ciências naeducação Infantil e o
papel do professor. O espaço da descoberta do meio natural e social. Natureza
e sociedade na perspectiva do Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil. A criança, o brincar e a ciência.

EIN387 Brinquedoteca: Espaço Alternativo de Vivências Lúdicas 4(2-2) I.
ECD200 ou (DAN120 e EDU117).
O lúdico no contexto da vida humana: da infância à terceira idade.
Brinquedoteca – um espaço alternativo. Tipos de brinquedoteca. O papel do
profissional junto às atividades desenvolvidas na brinquedoteca.
Planejamento, montagem e organização de brinquedoteca. A brinquedoteca
como espaço de inclusão social.

EIN394 Aspectos Teórico-Metodológicos da Pesquisa comCrianças 4(4-0) II.
Ter cursado, no mínimo, 1.200 horas de disciplinas obrigatórias
O conhecimento científico e os primeiros métodos para o estudo das crianças.
Pesquisando as infâncias: diálogo com a psicologia do desenvolvimento, a
sociologia, a antropologia, a história e a educação. Reflexões epistemológicas
e metodológicas acerca da escuta das crianças. A importância de ouvir as
crianças como membros das famílias: questões para um debate
multidisciplinar. A ética na pesquisa com crianças. O professor como
pesquisador.

EIN493 Estágio Supervisionado em Educação Infantil I 7(1-6) I. EIN338 e
EIN380 e EIN337.
Levantamento de dados sobre instituições de Educação Infantil. Realização
de diagnóstico de instituições de educação infantil. Desenvolvimento de
atividades com crianças em uma instituição de educação infantil. Participação
nas atividades de envolvimento da família na instituição de educação infantil.

EIN497 Estágio Supervisionado em Educação Infantil II20(2-18) I e II. EIN383
e EIN384 e EIN385 e EIN386.
Apresentação do plano de estágio. Caracterização do programa de
atendimento à criança e a família do Laboratório deDesenvolvimento Infantil
– LDI e do Laboratório de Desenvolvimento Humano – LDH. Orientações
sobre a participação nas atividades com as crianças e para elaboração de
propostas de intervenção no LDI e LDH com base em reflexões teóricas e
vivências práticas. Seminários.

 

 


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados