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Departamento de Economia Doméstica
Universidade Federal de Viçosa
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Disciplinas ECD de Graduação

ECD100 Introdução à Economia Doméstica 2(2-0) I.
As condições sócio-históricas da construção do curso de Economia
Doméstica no Brasil e o processo de consolidação. A natureza da Economia
Doméstica, objeto de estudo e reflexão. Economia Doméstica, áreas e campos
de atuação profissional, perspectivas e demandas contemporâneas para o
trabalho. As formas de organização política e acadêmica dos profissionais e
estudantes de Economia Doméstica.

ECD200 Psicologia do Desenvolvimento Humano e Social4(4-0) II.
Psicologia do desenvolvimento humano. O processo de desenvolvimento
psicossocial nas diferentes etapas do ciclo vital. Perspectivas contemporâneas
em psicologia do desenvolvimento. Desenvolvimento humano e questões
sociais.

ECD204 Estudo da Família 4(4-0) I.
A ciência da família. Visão histórica do desenvolvimento familiar. A família
em desenvolvimento. Contexto histórico, social e político da família
brasileira.

ECD210 Antropologia Social 4(4-0) II. (Em extinção)
Sociedades modernas e sociedades da tradição. A civilização e a sociedade.
Cultura como conceito antropológico. O etnocentrismo: diferença e
alteridade. As relações sociais: a aliança, os tipos de aliança. O casamento e
suas regras; a residência. O parentesco: a família; tipos de relações de
parentesco. Como estudar a família. O símbolo como domínio do sentido: o
fenômeno religioso, racionalidade moderna. Da reciprocidade à troca
mercantil. A pesquisa etnográfica: trabalho de campo. Por uma antropologia
de Economia Doméstica.

ECD240 Representação Gráfica e Estudo da Composição 4(0-4) II.
Introdução. Escalas usuais. Sistemas de representação gráfica. Montagem
gráfica de um projeto arquitetônico. Estudo da composição.

ECD297 Atividades Complementares 0(0-9) I e II.
As atividades complementares correspondem à vivência pelo discente de
atividades de caráter científico, cultural e acadêmico como: estágios,
seminários, exposições, participação em eventos científicos e congressos,
estudos de casos, visitas técnicas, ações de caráter científico, técnico, cultural,
artístico e comunitários; produções coletivas, relatórios de pesquisas, dentre
outras. Os estudantes são estimulados a desenvolveratividades que envolvem
experiências e estudos étnico-raciais, bem como aqueles relacionados às
questões ambientais.

ECD301 Famílias e Políticas Públicas 4(4-0) I. ECD204.
Família e sociedade: contextualizando a família e suas redes sociais. Estado,
governo e sociedade: para uma teoria geral da política. A política das políticas
públicas. Política social no capitalismo: fundamentos e tendências.

ECD303 Família e Gerações 2(2-0) I. ECD200.
Contribuições teóricas acerca do conceito de gerações. Relações
intergeracionais na família. Levantamento sobre as relações intergeracionais
na família. A família como lugar de mediação entre as gerações.

ECD306 Juventude, Inserção Social e Políticas Públicas 4(4-0) II. ECD200.
Juventude como estágio desenvolvimental. A transição para a vida adulta.
Trajetórias de desenvolvimento dos jovens. Políticas públicas para a
juventude.

ECD307 Tópicos Especiais em Estudo da Família 6(0-6) Ie II. Ter cursado, no
mínimo, 1.200 horas de disciplinas obrigatórias
Desenvolvimento de um projeto com orientação e acompanhamento do
professor, sendo a seleção dos temas de acordo com o interesse do estudante
com objetivo de aprofundar em tópicos na área de família e categorias
derivadas, devendo constar de pesquisa bibliográfica e trabalho de campo
e/ou laboratório.

ECD309 Família e Envelhecimento 2(2-0) I.
A tarefa do cuidar e as expectativas sociais diante de um envelhecimento
demográfico. A importância de (re)significar o papel da família. Qualidade
de vida na velhice. Questões abrangentes e principais implicações
socioeconômicas do envelhecimento populacional.

ECD310 Agricultura Familiar 4(4-0) I e II. Ter cursado, no mínimo, 750 horas
de disciplinas obrigatórias
Agricultura familiar no Brasil. Agricultura familiar e sócioeconomia
solidária. Modernização da agricultura familiar, pobreza rural e exclusão social.

Política Pública e agricultura: uma leiturado PRONAF. Agroecologia
e agricultura familiar: anverso e verso da mesma moeda. Sustentabilidade e
solidariedade: definindo bases para um novo desenvolvimento rural.
Desenvolvimento rural regional e territorialidade: busca da cidadania. A
dimensão do gênero e o trabalho na agricultura familiar.

ECD312 Economia Familiar 4(2-2) II. ECO270.
Economia familiar: conceitos, funções e modelo. A família em debate e sua
interação com a economia geral. Referencial teórico de análise da economia
familiar. A economia familiar e seu propósito: bem estar social e qualidade
de vida.

ECD313 Agricultura Familiar, Produção e Aproveitamento Integral dos
Alimentos 4(2-2) I. ECD310 e NUT329.
Aspectos teóricos e conceituais da agroindústria familiar. Boas práticas de
fabricação na agroindústria familiar. Aproveitamento integral e
processamento de alimentos na agroindústria familiar. Embalagem,
rotulagem, armazenamento e comercialização de alimentos.

ECD314 Educação do Consumidor 4(2-2) I.
Introdução ao estudo da educação do consumidor. O consumidor no sistema
econômico. Tomada de decisão do consumidor. Princípios gerais de compras.
Crédito ao consumidor. Poupança e investimento. Contratos, seguros,
pecúlios e pensões. Defesa do consumidor. O exercício da educação do
consumidor.

ECD316 Administração de Recursos na Família 4(2-2) I. ECD312.
O estudo da administração de recursos na família. As necessidades da família.
Os recursos da família. Planejamento do uso de recursos da família.
Implementação dos planos e avaliação das decisões. Aplicações da
administração de recursos da família. Administraçãode recursos na família e
globalização da economia.

ECD317 Análise das Atividades Cotidianas da Família 4(4-0) I. CIS234 ou
ECD200 ou ECD312.
O estudo do cotidiano. O estudo da atividade. A atividade enquanto processo
de ações e decisões. O caráter simbólico das ações. Trabalho/atividade
doméstica. Tecnologias domésticas.

ECD319 Políticas Públicas e Meio Ambiente 4(4-0) II.Ter cursado, no mínimo,
750 horas de disciplinas obrigatórias
Histórico do movimento ambientalista. Principais perspectivas teóricas.
Ambientalismo no Brasil. Políticas internacionais e nacionais. Processo de
urbanização e crise ambiental. Sociedade e meio ambiente.

ECD320 Família, Consumo Alimentar e Políticas Públicas 4(4-0) I. ECD314.
Fundamentos teóricos e conceituais sobre a Segurança Alimentar e
Nutricional (SAN). Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA).
Família, consumo alimentar e sustentabilidade. Políticas públicas e (in)
segurança alimentar.

ECD322 Tópicos Especiais em Administração dos Recursosna Família 5(1-4) I
e II. ECD316.
Orientação de estudantes na elaboração e execução de um plano de estudo
sobre os tópicos de seu interesse na área de Família.

ECD323 Ergonomia da Atividade 3(3-0) I e II.
Ergonomia. Ergonomia da atividade.

ECD324 Tópicos Especiais em Educação do Consumidor 6(0-6) I e II. ECD314.
Visa dar ao estudante oportunidade de desenvolver trabalhos práticos na área
de educação do consumidor com orientação do professor. A seleção dos
trabalhos dependerá do interesse do estudante e dosproblemas relacionados
ao consumo de bens e serviços que se evidenciem em cada semestre.

ECD325 Estudo das Tecnologias Domésticas I – Avaliaçãode Performance 6(2-
4) I e II. ECD323.
Projeto de produto. Relação de mercado e preferências do consumidor.
Agências de defesa e normatização (IDEC, INMETRO, Anatel e Aneel). Que
são nossos ‘consumidores’. Questões ambientais. Normas e requisitos.
Princípios gerais de funcionamento. Princípios materiais de construção.
Principais materiais e técnicas utilizadas em acabamentos. Metodologias para
avaliação de performance.

ECD326 Ergonomia Aplicada ao Produto 4(2-2) I e II.
Projeto de produto. Interfaces e usabilidade. Metodologias para avaliação de
interface e usabilidade. Parâmetros gerais para avaliação. Técnicas de registro
e observação das atividades. Procedimentos para avaliação em laboratório.
Procedimentos para avaliação em campo.

ECD330 Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas 4(4-0) II.
EDU123 ou LET104.
Introdução à pesquisa científica. A elaboração de trabalhos acadêmicos
científicos. A construção do projeto de pesquisa. Arealização da pesquisa
científica.

ECD331 Metodologia de Pesquisa Qualitativa 4(4-0) I.ECD330.
Fundamentos teóricos e filosóficos da pesquisa qualitativa. Fundamentos
metodológicos da pesquisa qualitativa: Planejamento, coleta e análise dos
dados. A construção e execução de um projeto de pesquisa qualitativa.

ECD334 Instrumentação para a Prática Lúdica 4(2-2) I.EIN333. (Em extinção)
O lúdico como instrumento de desenvolvimento e aprendizagem. O jogo no
desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Histórias e a educação
infantil. A poesia e a criança. O teatro de bonecose a criança. O brincar e a
criança portadora de necessidades especiais.

ECD339 Introdução a Prática da Educação Infantil 4(2-2) I. (Em extinção)
Caracterização da educação infantil. Políticas públicas e educação infantil. O
ambiente na prática pedagógica da educação infantil.

ECD340 Ergonomia Aplicada à Habitação 4(2-2) II. ECD240.
Ergonomia habitacional. Conforto ambiental aplicado à habitação.
Antropometria aplicada à habitação. Postos de trabalho na habitação. Função
e requisitos de uso aplicados ao projeto da habitação.

ECD342 Planejamento Ergonômico do Trabalho 4(2-2) I eII.
Introdução à análise ergonômica do trabalho. Introdução a Metodologia de
Análise Ergonômica do Trabalho. Análise ergonômica da demanda. Análise
ergonômica da tarefa. Análise ergonômica das atividades.

ECD343 Projeto de Interiores Residenciais I 5(1-4) II. ARQ341 ou ECD240 ou
ECD340.
De espaço a ambiente. Ambientação e estilo. Cores e interiores. Acabamentos
e revestimentos para paredes e pisos. Mobiliário. Iluminação artificial.
Elementos complementares na ambientação.

ECD344 Projeto de Interiores Residenciais II 4(0-4) II. ECD343 ou ARQ341.
As etapas do projeto de interiores. Projetos para situações e espaços
diferenciados. Visitas técnicas.

ECD345 Desenho e Detalhamento de Móveis 4(0-4) I. ECD340.

Introdução. Matérias-primas e Insumos. Padrões de medidas. Escalas
adequadas. Perspectiva isométrica. Desenho de móveis em planta baixa,
vistas lateral, frontal e internas. Visitas técnicas

ECD346 Metodologia para Análise de Projetos de Interiores 4(2-2) I e II.
ECD340 ou ARQ341.
Bases conceituais das teorias de estruturação de projetos. Avaliação de
eficiência em projetos. Apresentação da proposta de metodologia de
avaliação de projetos.

ECD348 Metodologia da Análise Ergonômica de Instituições de Educação
Infantil 4(0-4) I e II. ECD240. (Em extinção)
Introdução a projetos de instituições de educação infantil. Projeto de situações
de trabalho – definição da demanda. Elaboração dos diagnósticos.
Recomendações para implementação do projeto ergonômico de situações de
trabalho.

ECD351 Habitação 4(2-2) I. ECD240.
O conceito de habitação. Habitação e vida social no Brasil. Habitação e
construção ao longo do tempo no Brasil: técnicas construtivas e usos dos
espaços. Habitação na contemporaneidade. Habitação e sustentabilidade.

ECD352 Habitação e Cidade 4(2-2) I. ECD351.
O processo de Urbanização no Brasil. A produção, usoe formas de ocupação
do espaço urbano brasileiro. Modos de provisão de habitação. A provisão
habitacional no Brasil: Políticas e avaliações.

ECD353 Análise Habitacional 4(0-4) I. ECD352.
Discussão conceitual sobre os vários tipos de domicílios. Déficit habitacional.
Análise das condições habitacionais no Brasil. Estrutura familiar e habitação.
Elaboração de projeto de intervenção social.

ECD354 Mundo Rural e Habitação 4(2-2) II. ECD352.
Introdução. Habitação rural na Colônia. Habitação rural na República.
Habitação rural no contexto da modernização agrícola. Assentamentos rurais.
Habitação rural no contexto do ‘novo rural’. Considerações técnicas sobre a
habitação rural.

ECD356 Tópicos Especiais em Habitação 4(0-4) I e II. ECD352 ou ARQ341.
Visa fornecer ao estudante a oportunidade de estudar tópicos da área de
habitação, elaborando um trabalho, para aprofundar seus conhecimentos.

ECD362 O Vestuário no Contexto Socioeconômico e Cultural 2(2-0) I.
Importância do estudo do vestuário e seu mercado de trabalho; conceitos
principais na área de vestuário. Aspectos sociais, culturais e econômicos do
vestuário. Imagem corporal nos diversos contextos culturais. História do
vestuário. Princípios básicos de estilismo. Vestuário e uniformização para
grupos específicos.

ECD363 Introdução ao Estudo de Materiais Têxteis 4(2-2) II. ECD362.
Reflexões referentes ao estudo de materiais têxteis na contemporaneidade.
Classificação das fibras têxteis. Propriedades estruturais, químicas, físicas e
biológicas. Identificação e caracterização das fibras têxteis. Identificação e
caracterização dos fios têxteis. Métodos de produção de tecidos e não tecidos.
Beneficiamento de materiais têxteis. Aplicação e conservação de materiais
têxteis no vestuário. Tecidos inteligentes. Indicação de materiais têxteis em
função das características e necessidades de gruposespecíficos.

ECD365 Processo de Produção do Vestuário 4(2-2) I. ECD240 e ECD363.
Reflexão sobre processo de produção do vestuário na contemporaneidade.
Construção de manequim plano. Construção de desenho técnico. Modelagem
plana. Planejamento de corte. Ambiente de trabalho destinado à produção de
peças do vestuário. Métodos e técnicas de montagem de peças do vestuário.
Interface com máquinas de costura reta, overloque, interloque e galoneira.Estruturação de fichas técnicas. 
Desenvolvimento deum projeto de confecção de peça do vestuário.

ECD366 Modelagem e Desenvolvimento de Protótipo de Peças do Vestuário 6(0-6) II. ECD365.
Antropometria e ergonomia do vestuário. Modelagem plana. ‘Moulage’.
Métodos e técnicas de montagem de vestuários. Planejamento do processo de
corte e montagem de protótipo. Corte do protótipo em tecido plano.
Montagem e avaliação de protótipo. Visita técnica aambientes de trabalho
destinados à produção de vestuários.

ECD368 Gestão em Unidades de Processamento de RoupasHospitalares 4(2-2)
I. ECD365.
Estudo de sujidades. Aspectos físicos da UPRH. Tratamento de efluentes.
Recursos humanos. Organogramas, normas, rotinas e controles em UPRH.
Custos de UPRH. Planejamento e gestão de rouparias eminstituições.

ECD371 Planejamento e Controle da Produção do Vestuário 4(2-2) I. ECD365.
Reflexões sobre planejamento e controle da produção do vestuário na
contemporaneidade. Pesquisa de mercado. Definição de protótipo.
Modelagem plana. Programação e controle de produtos e processos na
produção de vestuário. Formação de preço de venda de artigos do vestuário.

ECD372 Tópicos Especiais em Vestuário 6(0-6) I e II. Ter cursado, no mínimo,
1.200 horas de disciplinas obrigatórias
Desenvolvimento de projetos com orientação do professor, sendo a seleção
dos trabalhos de acordo com o interesse do estudante, podendo constar de
pesquisas bibliográficas e trabalhos de campo e/ou laboratório não
contemplados nas disciplinas oferecidas, mas importantes para o treinamento
global do estudante.

ECD373 Tópicos Especiais em Serviços de Lavanderias 6(0-6) I e II. ECD368.
Desenvolvimento de projetos, com orientação do professor, sendo a seleção
dos trabalhos de acordo com o interesse do estudante, podendo constar de
pesquisas bibliográficas e trabalhos de campo e, ou, laboratórios não
contemplados nas disciplinas oferecidas, mas importantes para o treinamento
global do estudante.

ECD374 Gestão de Tecnologias na Indústria de Confecção 4(2-2) I e II. ECD365.
Conceituação de tecnologia. Impacto de adoção de novas tecnologias no
ambiente de produção e suas vantagens. Tecnologias disponíveis no mercado.
Desenvolvimento de projetos globais de informatização e implementação de
sistemas de apoio à decisão e à gestão. A informática a serviço do
gerenciamento de indústrias de confecção. Aplicaçãoda internet e intranet
nas indústrias de confecção. Utilização de tecnologias no processo produtivo.

ECD375 Produção Têxtil, Organização do Trabalho e Geração de Renda 2(2-0)
I. ECD365.
História da produção de artigos têxteis no Brasil. A produção têxtil no
contexto fordista. A produção têxtil no contexto pós-fordista. Produção têxtil,
organização solidária, família e geração de renda.

ECD376 Vestuário, Sustentabilidade e Inclusão Social4(4-0) I. ECD362.
Moda, mídia e fetiche. Cadeia têxtil e de confecção e impactos ambientais.
Cadeia têxtil e de confecção e impactos sociais. Agregando valor aos produtos
brasileiros. Desenvolvimento sustentável e a questão empresarial. Ano
Internacional das fibras naturais. Cidadania, geração de renda e inclusão
social.

ECD378 Administração de Serviços de Hotelaria Hospitalar 4(2-2) I e II.
(ECD368 e NUT350) ou EFG211.
Origem da atividade hoteleira. Evolução da estrutura hospitalar. Conceitos e
princípios da hotelaria hospitalar. Estruturas da hotelaria hospitalar:
organizacional, física e funcional. Perfil e necessidades dos clientes da saúde.
Humanização e hospitalidade no atendimento. Departamentos,cargos e
serviços constituintes da hotelaria hospitalar. Comunicação e relacionamento
entre os departamentos/setores. Gestão das pessoas.Sistemas de controle e
avaliação dos serviços prestados pelos departamentos/setores constituintes da
hotelaria hospitalar. Gestão da qualidade- indicadores de qualidade;
satisfação dos clientes; acreditação. Projetos de hotelaria hospitalar.

ECD390 Orientação Profissional e Ética 2(2-0) II. Tercursado 1.300 horas de
disciplinas obrigatórias
Introdução ao estudo da Ética. Ética, sociedade e profissão. Orientação
profissional e legislação.

ECD491 Estágio Supervisionado I 10(1-9) I e II. ECD390*.
Instrumentação documental. Planejamento do estágio.Relatório do estágio.
Avaliações do relatório e estagiário.

ECD492 Estágio Supervisionado II 10(1-9) I e II. ECD491*.
Elaboração do planejamento do estágio. Elaboração do relatório de estágio.
Avaliação do relatório e estagiário.

 


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