Endereço

Departamento de Economia Doméstica
Universidade Federal de Viçosa
Av. Peter Henry Rolfs s/n – Campus Universitário – CEP: 36570 000 – Viçosa – MG
Telefone/fax: (31) 3899-2428 / (31)3899-2427
E-mail: ded@ufv.br

Eventos

Seminário 25 Anos do PPGED – Família e

Políticas Sociais no Brasil

cartazseminario-1 (2)

 

O Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED) da Universidade Federal de Viçosa convida para o I SEMINÁRIO NACIONAL: FAMÍLIA E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL que será realizado no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa, MG, no período de 16 a 18 de outubro de 2017.

Ao longo dos seus 25 anos de existência, o PPGED tem promovido eventos anuais ligados, sobretudo, aos grupos de pesquisa. No entanto, nos últimos anos temos percebido a necessidade de ampliar esses debates de uma forma mais integrada, para dar maior visibilidade às pesquisas produzidas no Programa e nos Programas de áreas afins. O evento insere-se, pois, dentro das ações do Programa associadas ao intercâmbio científico, à pesquisa e ao ensino e ao seu compromisso voltado para o desenvolvimento de competências conceituais e metodológicas relacionadas à produção de conhecimento sobre Família e Sociedade.

No que tange ao tema proposto, o I SEMINÁRIO NACIONAL: FAMÍLIA E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL pretende criar um espaço de debate e discussões acerca da realidade, do contexto e das transformações sociais relacionadas à família e às políticas sociais no Brasil. Além da reflexão teórico-prática do tema, pretende-se, com o evento, possibilitar divulgação dos resultados de pesquisa na área da Economia Doméstica e nas áreas afins à temática, como o Serviço Social, Economia, Administração, Direito, Arquitetura, Geografia, Educação, Educação Infantil e Psicologia.

Está lançado, pois, o desafio aos professores, pesquisadores, consultores e profissionais com práticas profissionais ligados à família e às políticas sociais para que possam trazer suas contribuições para o I SEMINÁRIO NACIONAL: FAMÍLIA E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL.

Contamos com o apoio de todos para fazermos um grande Seminário.

Cordiais e respeitosas saudações,

Coordenação do PPGED

Mais Informações:

http://www.ppged.ufv.br/seminariofamiliapoliticassociais/

Curta a fã-page do evento no Facebook!

https://www.facebook.com/I-Semin%C3%A1rio-Nacional-Fam%C3%ADlia-e-Pol%C3%ADticas-Sociais-no-BrasilUFV-409470289452274/

 


 

V Congresso Internacional – A Voz dos Avós: Família e Sociedade

26 a 28 de julho de 2017 em Salvador/Bahia/Brasil

Os avós vêm alcançando um protagonismo nos âmbitos da família e da sociedade a ponto de terem se tornado o foco de investigações em diferentes áreas do conhecimento em todo o mundo. Estudiosos referem que nunca as gerações de uma mesma família conviveram durante tanto tempo como se observa no momento atual. Isso resulta do aumento da expectativa de vida propiciado pelos avanços nas áreas da saúde, educação e sociais. Ao mesmo tempo em que essa convivência é fonte de cuidados, ajuda e aprendizagens mútuas, também pode se tornar um terreno fértil de conflitos e tensões entre as diferentes gerações.

O Congresso Internacional “A voz dos avós” nasceu da iniciativa de professores e pesquisadores lusófonos de diferentes áreas de atuação interessados na temática “avós”, como psicólogos, educadores, sociólogos, antropólogos, artistas, escritores, poetas, entre outros, interessados na temática dos avós, principalmente de Portugal e do Brasil, porém com participação norte-americana, canadense e francesa. O Brasil recebe, pela primeira vez, a importante missão de acolher este evento, viabilizado por parcerias nacionais e internacionais.

As universidades promotoras do evento, Universidade Católica do Salvador e Universidade Católica de Pernambuco, têm o prazer de convidá-los para o V Congresso Internacional – A Voz dos Avós: Família e Sociedade, que acontecerá de 26 a 28 de julho de 2017 em Salvador/Bahia/Brasil.

O evento conta com a presença de pesquisadores e especialistas do Brasil, Portugal, França, Canadá e Luxemburgo confirmaram, possibilitando aos participantes conhecer o estado da arte nesta temática mediante uma programação de conferências, mesas redondas e sessões coordenadas, tendo a temática “AVÓS” refletida à luz do direito, saúde e educação, das artes e cultura, das configurações familiares da contemporaneidade, entre outros.

Este Congresso será, sem sombra de dúvida, uma grande oportunidade para a troca de experiências, formação de vínculos, parcerias e intercâmbio com os especialistas que mais estudam e publicam sobre AVÓS.

 


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress